
Vem chegando o verão e não são apenas os humanos que precisam se preparar para a ensolarada estação. Para acompanhar os donos em viagens a sítios e locais de praia, os animais precisam passar por um check-up com pelo menos um mês de antecedência. Nesse pacote, estão hemograma, exame de urina, raios X, ultrassom abdominal, entre outros. A visita ao veterinário ajuda a detectar previamente possíveis doenças e o profissional pode indicar tratamentos para reforçar a imunidade contra parasitas típicos de
locais praianos.
— Em praias e lagos, há um parasita chamado dirofilaria, que se aloja no coração e causa problemas sérios no futuro. É possível fazer uma prevenção para que o animal não se contamine, mesmo que entre em contato com ele — explica o veterinário Rubem Montoni.
Outra preocupação de verão são os quilinhos extras acumulados ao longo do ano. Se o animal anda acima do peso, também deve ser levado ao veterinário para diagnosticar as causas, que geralmente são alimentares ou hormonal.
Mas a prescrição que vale para todos — inclusive para os donos — é o exercício físico regular. Até aqueles cães mais velhinhos devem caminhar no mínimo dez minutos diariamente, de acordo com Montoni.
— Para os não tão debilitados, a dica é caminhar meia hora de manhã e mais meia hora à tarde — indica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário