terça-feira, 10 de novembro de 2009

Confira casos inusitados de amamentação entre espécies diferentes. Há cadelas amamentando gatinhos, porquinhos, leopardos, por exemplo.

domingo, 8 de novembro de 2009

parece gripe, mais a cinomose mata em 15 dias.

Tiques nervosos, convulsões e paralisias. Esses sintomas parecem pertencer apenas a humanos doentes, mas não é bem assim. Facilmente confundida com uma gripe em seu estágio inicial, a cinomose é uma doença traiçoeira que ataca o sistema nervoso de cachorros e furões e pode levar à morte em 15 dias após o contágio. A doença se espalha como o vírus da gripe e, por isso mesmo, dificilmente é controlável. Porém, existem vacinas para aplicação nos animais, que custam em média R$35 e são encontradas em clínicas veterinárias. — Apenas 20% dos cães brasileiros são vacinados contra cinomose, ou seja, numa população de 25 milhões de cachorros apenas um em cada cinco é vacinado. Como a doença é de fácil contágio e quase sempre fatal, a mortalidade é muito alta — explica o veterinário Leonardo Brandão. Popularmente conhecida como a doença que causa a “queda dos quartos”, a cinomose causa uma lesão neurológica grave no animal, afetando sua capacidade de andar e até de se alimentar. Nos casos mais agudos, o animal pode morrer rapidamente, mas há aqueles que se recuperam e vivem com sequelas (tiques ou dificuldade de locomoção) por anos.

no cio, os felinos podem incomodar com o miado.

Se a gata anda manhosa, rola no chão, se esfrega em qualquer canto e, principalmente, mia muito. Pode apostar: ela está no cio. Diferentemente dos cães, por exemplo, os felinos não possuem um ciclo regular e podem infernizar a vida dos donos com o miado, emitido quase sempre à noite. Se esse for o caso, a saída pode ser castrar o animal. — O miado é hormonal, não tem como combater. Muitos donos acham que a gata está doente e ligam preocupados — diz a veterinária Christiane Aguero, da clínica Gatos e Gatos, que dá a dica: — Recomendamos sempre a castração, o que ainda reduz o risco de o animal desenvolver câncer de mama ou uterino. A veterinária ressalta que o uso de antiprogestágenos, que funcionam como pílulas anticoncepcionais, faz muito mal aos animais. — O máximo que receitamos é calmante para deixar a gata sonolenta — explica. A castração, no entanto, só deve ser feita quando o animal não estiver mais manifestando o cio, já que, nesse período, a irrigação dos tecidos está maior, o que pode causar sangramento. Ainda de acordo com Christiane, depois da cirurgia, a única chance de a gata dar sinais de cio novamente é no caso do ovário não ter sido retirado completamente: — Nesses casos, é preciso fazer uma nova cirurgia. Castrou acabou o problema. A castração é indicada antes mesmo do primeiro cio, caso o dono não queira que a gata reproduza. Mas o ideal é que ocorra só depois de cinco meses de idade.

animais devem passar por exames antes do verão.

Vem chegando o verão e não são apenas os humanos que precisam se preparar para a ensolarada estação. Para acompanhar os donos em viagens a sítios e locais de praia, os animais precisam passar por um check-up com pelo menos um mês de antecedência. Nesse pacote, estão hemograma, exame de urina, raios X, ultrassom abdominal, entre outros. A visita ao veterinário ajuda a detectar previamente possíveis doenças e o profissional pode indicar tratamentos para reforçar a imunidade contra parasitas típicos de locais praianos. — Em praias e lagos, há um parasita chamado dirofilaria, que se aloja no coração e causa problemas sérios no futuro. É possível fazer uma prevenção para que o animal não se contamine, mesmo que entre em contato com ele — explica o veterinário Rubem Montoni. Outra preocupação de verão são os quilinhos extras acumulados ao longo do ano. Se o animal anda acima do peso, também deve ser levado ao veterinário para diagnosticar as causas, que geralmente são alimentares ou hormonal. Mas a prescrição que vale para todos — inclusive para os donos — é o exercício físico regular. Até aqueles cães mais velhinhos devem caminhar no mínimo dez minutos diariamente, de acordo com Montoni. — Para os não tão debilitados, a dica é caminhar meia hora de manhã e mais meia hora à tarde — indica.